Empório Suplementos - Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porque engordamos ?

Ir para baixo

Porque engordamos ? Empty Porque engordamos ?

Mensagem  elton durais Ter 7 Dez - 16:18

Os nossos antepassados nem sempre tinham garantida a próxima refeição. Por isso, no decurso da evolução, foi desenvolvido um sistema em que as calorias em excesso eram guardadas sob a forma de gordura para acorrer a uma emergência futura.

Hoje em dia, felizmente, a maioria de nós não se precisa de preocupar se vai ter almoço no dia seguinte, no entanto o sistema continua a funcionar e continuamos a guardar as calorias que ingerimos em excesso sob a forma de gordura, mesmo sabendo que não iremos precisar delas. Chegámos pois a uma situação paradoxal, temos de nos preocupar com a ingestão em excesso de calorias pois, caso contrário, a nossa saúde irá ressentir-se do facto.

Em termos muito simples, sempre que se ingere mais energia do que a que se gasta, o organismo armazena a energia em excesso sob a forma de gordura, por isso a pessoa engorda. Sempre que se consome menos energia do que a necessária o organismo vai buscar a energia em falta às reservas de gordura e as pessoas emagrecem. Para além da reserva de gordura existe também no fígado uma reserva limitada de glicogénio que é uma forma de reserva de açúcar que pode ser usada também como fonte de energia imediata.

elton durais

Mensagens : 30
Data de inscrição : 02/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos